domingo, 8 de fevereiro de 2009

Para 2010

* Vamos dar uma mexida nesse blogue.

Vamos falar um pouco das eleições 2010 aqui no Estado?

Ninguém gosta de perder, é verdade. Ainda mais, perder, não para um candidato, mas para um grupo político. É isso que pode acontecer com o candidato da Oposição a Eduardo Campos (PSB). O atual governador está com a popularidade em alta (em torno de 79%), sem problemas (as greves da saúde e da segurança foram resolvidos sem maiores traumas). Desde a vitória de Eduardo, em 2006, ano também em que a União por Pernambuco acabou, que a oposição vem sofrendo a pior das derrotas: a derrota política. Pois, com ela vem o desgaste político.

Em 2006, Mendonça Filho(PFL) perdeu para Eduardo por causa do apoio do PT. Em 2008, com Mendonça, Carlos Eduardo Cadoca (deputado federal pelo PSC) e Raul Henry (deputado federal pelo PMDB) concorrendo, perderam para João da Costa (PT) à Prefeitura do Recife. Uma provável volta de Cadoca para a Oposição não é provável. O PV também tende a seguir Eduardo. Raul Henry seria o único com força que concorreria contra Eduardo.

O Senador Jarbas Vasconcelos não quer colocar um derrota para Eduardo no currículo. Os Senadores Marco Maciel (PFL) e Sérgio Guerra (PSDB) não têm uma boa imagem, frente ao jovem governador atual. Sobraria Raul Henry e Bruno Rodrigues (PSDB), que concorreu como vice de Henry em 2008 e atualmente também é deputado federal. Mas é preciso ver o peso político.

Bruno Rodrigues, cujo padrinho político é Sérgio Guerra, fez uma besteira na eleição para a Mesa da Câmara. Concorreu como candidato avulso, junto com Rômulo Gouveia (PSDB-PB), à vaga de 1º Secretário, dificultando a candidatura oficial do partido, Rafael Guerra (PSDB-MG).

Para as duas vagas de Senador, tudo continua na mesma: João Paulo (PT), Armando Monteiro Neto (PTB) e a candidatura avulsa de Inocêncio Oliveira (PR).