quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Atualizações e volta do blogue

Este blogueiro pretende voltar e manter regularidade nas postagens.

Por isso se faz necessária algumas atualizações.

Desde a última postagem, Humberto Costa foi imposto pela Executiva Nacional do PT como o nome a disputar a Prefeitura do Recife. Não deu outra: o nome colocado por Eduardo Campos (PSB), Geraldo Júlio, venceu. A curiosidade é que seu vice, Luciano Siqueira (PCdoB), foi também vice de João Paulo.

Em 2014, com a popularidade baixa da Presidente Dilma, Eduardo Campos, que poderia se lançar senador, alçou voos mais altos: lançou-se a Presidência. Porém, a tragédia com o avião que utilizava para se locomover fez com que o partido perdesse o rumo na campanha nacional, ficando a mercê da sua vice, alçada à cabeça de chapa, sendo que originariamente Marina Silva pretendia lançar seu próprio partido, a Rede.

Porém, no estado, o PSB colheu os frutos do governo Eduardo: elegeu o governador, o senador, a maioria dos deputados estaduais e federais que cabe ao estado. Aparecem como novatos nomes como Tadeu Alencar, Danilo Cabral e Felipe Carreras, que provavelmente voltarão às secretarias do governo.

Como consequência das ações de dois anos atrás, João Paulo, que se lançou senador, não foi eleito e ficará sem cargo em 2015. Armando Monteiro, que concorreu ao governo, voltará ao Senado. O PT não elegeu nenhum deputado federal. Ficaram de fora nomes como João da Costa, Fernando Ferro e Pedro Eugênio. Isaltino e André Campos, originalmente do PT, passaram para o PSB e continuam na Assembleia Legislativa. Já Josenildo Sinésio passou para o PTB.

Eleita deputada estadual, Teresa Leitão (PT) surge como força dentro do partido para recompor as bases para 2016. Eleita presidente regional ano passado, refará as alianças com a Frente Popular bem como começar de baixo, lançando novos nomes para a vereança.

O PSB, com a morte de Eduardo, procura uma liderança. João Campos, seu filho, foi eleito para executiva estadual. Desde o ano passado, porém, vem sendo contestado por Marília Arraes, vereadora também do PSB, de início, por ele ter sido nomeado para a liderança jovem do PSB. Nesta eleição, Marília apoiou a chapa oposicionista.

No segundo turno, apoiou a Presidente Dilma, enquanto o PSB de Pernambuco apoiou Aécio Neves. Como Marina Silva tinha sido a mais votada no estado, com Dilma em segundo lugar e Aécio Neves com 2,9%, esperava-se que este último fosse mais votado que a Presidente no 2º turno - não foi o que ocorreu.
70% dos pernambucanos e 60% dos recifenses votaram na Presidente. Se balança pendia para a família Campos e seu grupo político no 1º turno, agora está mais equilibrada.
Porém, as forças dentro do partido serão medidas: Geraldo Júlio, secretário geral nacional, disse que o partido continuaria na oposição ao governo federal. Tadeu Alencar, porém, já está em conversas com Humberto Costa para retomar alianças. Danilo Cabral e Fernando Bezerra Coelho, senador eleito, também medirão forças dentro do partido.

Por fim, Marina Silva e seu grupo prepara seu desembarque.

Nenhum comentário: